Dinheiro e Felicidade

Sobre Alex Lopes

Home  >>  Sobre Alex Lopes

Frase

Alex Lopes é Educador e Coach Financeiro. Lançou o blog “Dinheiro & Felicidade” para reunir o aprendizado e a experiência quem vem acumulando desde 2008. Lançou a si mesmo à carreira de Coach Financeiro por entender que um processo de coaching é a ferramenta mais eficiente para transferir conhecimento e dinamizar as finanças de outras pessoas.

Se você gosta de biografias, continue lendo; se não, vá direto ao último parágrafo.

O carioca Alex, nascido em 16/11/1972, é bisneto de europeus (português, alemão e francês), negros e mulatos, ou seja, tudo junto e misturado, típico brasileiro.

Filho de classe média, estudou, a partir do nível médio, em algumas das melhores escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro (Colégio Pedro II – CPII e Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro – ETFQ-RJ, hoje IFRJ – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia) e se graduou como Engenheiro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (Engenharia Química) e Professor pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (Licenciatura em Química). Em 1998, prestou concurso e foi admitido no Corpo de Engenheiros da Marinha, onde desenvolve carreira,hoje, como Oficial Superior. Casou-se com uma médica da FAB em 2003 e foi pai de um menino, Fabrício, em 2005.

Mas o que uma formação baseada em Ciências Naturais (Matemática, Química e Física), carreira militar e uma história de vida comum, contribuem para um Projeto em Educação Financeira? Para buscar respostas, vamos retornar à meados de 2008…

Apesar da aparente estabilidade que a carreira militar e o casamento lhe proporcionavam, Alex sofria, até aquela época, com descontrole financeiro e endividamento recorrentes. Intimamente incomodado, não admitia que, depois de ter estudado tanta matemática, não conseguisse bem gerir seu orçamento pessoal. Foi nesta época que Alex teve um insight: “deve haver outros fatores que regulam o mundo das finanças pessoais”, pensou. Ajudado pelo autodidatismo, que o auxiliou nos estudos desde a adolescência, deu início a um processo de aprendizado e recuperação financeira que durou até dezembro de 2010…

Comemorando o final do ano (2010) entre amigos, Alex compartilhou com todos a alegria de pagar a última parcela do último empréstimo consignado em folha de pagamento – o primeiro marco de suas novas conquistas na área financeira. Naquele momento, Alex propôs que, ao longo do ano seguinte, aquele grupo de amigos se reencontrasse para ouvir as lições que ele havia aprendido nos últimos 18 meses. Nascia, assim, o seu primeiro projeto em Educação Financeira, os “Encontros Financeiros”.

Com a ajuda de seu amigo Fábio Machado, publicitário e designer de apresentações, os conteúdos de Alex foram transformados em apresentações criativas e projetadas em powerpoint, com visual bem elaborado pelo seu talentoso amigo.

Fábio, que à época trabalhava numa empresa de tecnologia, foi questionado sobre o slides que foram apresentados, como exemplo, durante um treinamento para a equipe do departamento comercial. Afinal, aquele assunto nada tinha a ver com a atividade-fim da empresa. A explicação que se tratava de um ciclo de palestras sobre Educação Financeira, cujo visual das apresentações ele estava preparando, gerou um convite para que os “Encontros Financeiros” fossem apresentados aos funcionários da empresa. A coisa começava a ficar séria, não eram mais uma ação entre amigos…

Chegou 2012 e, animado por tudo que havia acontecido em 2011, Alex propôs ao Departamento Cultural do Clube Naval a criação do “Grupo de Interesse em Educação Financeira (GIEF) “. A ideia agora era criar uma comunidade prática a partir do quadro social do Clube Naval e de servidores da Marinha do Brasil para, assim, continuar disseminando seu aprendizado no campo das Finanças Pessoais. Desta forma, em julho de 2012 e sob sua coordenação, foram iniciadas as atividades do GIEF, contando não só com o apoio da Diretoria do Clube, mas também com o apoio de profissionais do Mercado Financeiro, que são frequentemente convidados para trazer informação de qualidade sobre investimentos às reuniões do GIEF.

Em 2013, Alex fez o curso de Extensão em Psicologia Econômica da Dra. Vera Rita de Melo Ferreira, maior autoridade nacional sobre as relações entre estrutura psíquica e comportamento de consumo. Foi, assim, estabelecido mais um marco na compreensão dos fenômenos internos que afetam o desempenho financeiro do ser humano.

Já em 2014, durante a pós-graduação realizada na Escola de Guerra Naval, Alex escreveu sua monografia sob o tema: “Análise das potencialidades da Educação Financeira como ferramenta para elevação da motivação profissional da tripulação”. Nesta jornada, Alex explorou as correlações entre dinheiro, trabalho e motivação.

Finalmente, chegamos a 2015 e a mais uma nova fase do seu projeto maior: o sonho de contribuir para que o maior número possível de pessoas possam superar seus desafios na área financeira. Para avançar neste objetivo,  Alex realizou a Formação em Coaching Financeiro do Instituto de Coaching Financeiro (ICF) e lança à web este blog, como mais uma ferramenta para propagar seu aprendizado e pensamentos, agora, com maiores velocidade e alcance.

Dinheiro e Felicidade é um binômio que tem norteado Alex desde as suas primeiras incursões como Educador Financeiro. Inspirado nos ecos da canção “Comida”, da banda de rock Titãs – revelada nos anos 1980, nosso blogger mantém em mente que, entre desejos e necessidades, o que o ser humano quer é ser inteiro; e ser inteiro não é somente ter dinheiro, mas também felicidade!

12 Comments so far:

  1. Claudio Rodrigues Correa . disse:

    Parabéns! Bom ler sua biografia relacionada ao assunto e poder ter testemunhado uma pequena parte dela.

  2. Vicente disse:

    Valeu Alex Lopes,
    Abraços e sucesso , Vicente

  3. Flavio Chammas disse:

    Ola Alex, como vai? E o Fabrício, já ajuda o pai? Parabéns, anexei aos favoritos, vou acompanhar e opinar se for permitido. Nunca fui muito organizado nesta área , mas melhorei muito nos últimos anos. Agora talvez possa complementar, com a sua ajuda.
    Me permito acrescentar que o jogador de botão, que sempre pensava muito as jogadas deve ter contribuído para a formação do coach, e talvez mereça ser acrescentado na biografia do autor.
    Um grande abraço, meus parabéns e vamos ver se nos encontramos por aí.

    • Alex Lopes disse:

      Amigo Flávio, bom ouvir (ver, rsrs) suas palavras. Fabrício está seguindo meus passos. Fique à vontade para interagir pelo blog ou Facebook. No médio prazo (em 2 ou 3 anos), pretendo voltar aos 12 toques. Saudades do bom amigo. Mande lembranças para Izabel e seu “garoto” também.

  4. Mauricio Nunes disse:

    Salve meu velho amigo, bela iniciativa, confesso que também tenho dificuldades no controle da moeda e aprendi muito com os erros. Espero que alcance o seu objetivo de ajudar os leitores na suas organizações financeiras. Um forte abraço em você e toda a família.

  5. Edson Agustinho disse:

    Boa noite, Alex!
    Venho aqui, pois não poderia deixar de parabeniza-lo por mais esta grande e excelente conquista, agradeço muito por todas as vezes que participei do GIEF, cheio de dúvidas e saí de todas elas com respostas construtivas, e pude seguir em frente sem dívidas, mesmo depois do casamento e a compra de toda a mobília de minha casa. Graças aos conselhos e dicas que recebi, hoje tenho muitos investimentos que saíram do papel e fazem parte da minha realidade hoje em dia. Muito obrigado Alex, que Deus continue abençoando-o extensivos a toda sua família. Abraços

  6. Luana disse:

    Parabéns!!! Que você possa ser um belo instrumento nas mãos de Deus pra ajudar a vida do próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *