Dinheiro e Felicidade

Quer comprar tudo por 50% do preço? Então case!

Home  >>  Educação Financeira  >>  Quer comprar tudo por 50% do preço? Então case!

Quer comprar tudo por 50% do preço? Então case!

É claro que o título desse post é uma brincadeira, mas uma brincadeira com um fundo de verdade: quando duas pessoas estão envolvidas em um relacionamento, e nele compartilham compromissos também no campo financeiro, não é que o mundo entrou em liquidação, mas o dinheiro de cada indivíduo vale em dobro. E isso é uma ótima notícia! Não é?!

Você que é adulto e já esteve ou está envolvido seriamente com outra pessoa, ao ponto de dividir a cama e as contas, deve estar pensando: “as coisas não são assim tão simples”. Eu diria que as dificuldades existem justamente por falta de simplicidade, na grande maioria das vezes.

Minha área de atuação é, essencialmente, a financeira, mas tudo na vida passa por relacionamentos. As pessoas são mutuamente atraidas e se aproximam segundo suas afinidades, às vezes até por uma certa curiosidade, e num determinado momento se engajam em um relacionamento. O que muitas vezes não se leva em conta é que cada participante do recém formado casal traz para o relacionamento uma relação anterior: sua relação com o seu dinheiro. E pouquíssimos casais, por minha experiência, tem conversas francas e maduras sobre finanças antes de se comprometerem com um par. E, quando o meu e o seu vira o nosso dinheiro… aí começam as brigas…

Some-se a tudo isso a falta de cultura educacional financeira (falo aqui de Brasil, classe média, mas a realidade não é muito diferente, nesse mesmo contexto, para o resto do mundo). Somos ótimos profissionais, em nossas empresas e cargos, mas quando se trata de finanças familiares, muitas vezes, as coisas são bem diferentes… e para pior…

Como, então, reestabelecer o equilíbrio financeiro? Como nos planejar financeiramente se o outro pensa, e sente, tão diferente de mim, quando o assunto é dinheiro?

Essa “individualidade financeira”, com o passar do tempo, pode se converter em “infidelidade financeira” (às vezes, infidelidade conjugal também) e, porque achamos que o problema é dinheiro, não conversamos adequadamente para resolver o relacionamento primeiro, e poder acertar as contas depois.

Assuntos como consumo, dívidas, investimentos, independência e liberdade financeiras podem parecem montanhas intransponíveis. Então eu pensei, por estar estudando esses temas há alguns anos, em criar um projeto simples (enfatizo novamente a necessidade de simplificar as coisas sempre que possível), composto de 10 temas que considero básicos, mas essenciais para ajudar o casal a conversar franca e levemente sobre dinheiro.

O projeto que mencionei acima recebeu o nome de “10 conversas sobre dinheiro no relacionamento” e será oferecido nas formas de infoproduto, curso presencial e programa de coaching para casais. Os diferentes formatos têm o propósito de possibilitar o acesso ao maior número possível de pessoas, porque sei o quanto de sofrimento surge da falta de entendimento e consenso nessa área.

No próximo final de semana (18/03) inicia uma turma piloto do curso presencial 10 Conversas sobre Dinheiro no Relacionamento. Quer conversar conosco? Entre em contato no formulário abaixo:

3 Comments so far:

  1. Victor Mothé disse:

    Boa noite, gostaria de participar da turma piloto 10 conversas sobre dinheiro no relacionamento.

    Por gentileza, poderia me enviar mais informações a respeito da mesma?

    Grato,

    Victor

    • Alex Lopes disse:

      Olá, Victor! Tudo bem? O curso começa amanhã às 9h30.
      Resumidamente, as 10 conversas são um roteiro que eu criei pensando nos temas relacionados a dinheiro que mais provocam atritos (direta ou indiretamente) nos relacionamentos. Esse conteúdo será um dos focos do meu trabalho, como coach estrategista em finanças pessoais, neste ano. A partir de amanhã, inicio um curso em 4 sábados consecutivos (na cidade do Rio de Janeiro), onde apresentarei o programa das 10 conversas. A turma já está fechada, mas como eu demorei a te responder, pois só vi agora seu comentário, posso abrir uma vaga para você. Esta é uma turma-piloto e será uma oportunidade única de fazer o curso sem investimento.
      Você irá participar? Você irá sozinho? Favor informar seu nome completo e telefone.
      Obrigado!

    • Alex Lopes disse:

      Victor, o endereço é: Rua Professor Manoel de Abreu, 300. Será na Escola de Educação Financeira.
      Caso você não consiga participar neste sábado, venha no próximo. Serão 4 sábados seguidos. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *