Dinheiro e Felicidade

Dinheiro trás F _ _ _  _ IDADE!

Home  >>  Meu dinheiro  >>  Dinheiro trás F _ _ _  _ IDADE!

Dinheiro trás F _ _ _  _ IDADE!

On novembro 3, 2016, Posted by , In Meu dinheiro, With 1 Comment

Certa vez iniciei uma das minhas palestras sobre finanças pessoais com a afirmação acima, escrita no quadro branco, exatamente desta forma (a palavra final iniciada com f e lacunas para as quatro letras seguintes), lembrando a antiga brincadeira do “jogo da forca”. Como você completaria a frase?

Se você já me conhece um pouco, pessoalmente ou por meio dos meus textos, já descartou o óbvio: embora as lacunas possam ser preenchidas de modo a formar a palavra F-E-L-I-C-IDADE, se você desse essa resposta, estaria “enforcado” (na brincadeira).

Muitas pessoas também têm se “enforcado” na vida real, tentando comprar felicidade com dinheiro ou se desesperando com a falta dele. O fato de, não raras vezes, encontrarmos pessoas com pouco dinheiro, mas abundando em felicidade, também é um indicativo de que esta não era a resposta mais adequada.

Entretanto, esse exercício mental de “tirar” o dinheiro da vida de uma pessoa para ver o que acontece, pode nos levar à resposta correta: a falta de dinheiro causa muitas dificuldades, logo, o dinheiro trás F-A-C-I-L-IDADE (E aí, acertou?). É claro que essa facilidade só se aplica às coisas que o dinheiro pode comprar, e se temos o montante suficiente.

E quando falta dinheiro, como alcançar a felicidade? Como o seu tempo, e o meu espaço aqui, são curtos, vou usar só umas poucas palavras:

Na falta de dinheiro, a SIMPLICIDADE (uma “prima” da HUMILDADE), trás alguma facilidade; isto porque o dinheiro, o tempo, a energia e a motivação rendem mais quando simplificando as coisas. Alguma coisa em sua vida está difícil e você não tem dinheiro para comprar a sua facilidade? Simplifique!

Uma das “irmãs” da simplicidade é a FLEXIBILIDADE (portanto, também “prima” da HUMILDADE). Muitas vezes, estamos tão focalizados numa única solução que vislumbramos para o problema; ela pode até ser simples, mas fora de alcance, no momento. Se você chegou à conclusão que assim não dá, só te resta mudar. Como o problema que rouba a tua felicidade pode ser resolvido de uma forma que você ainda não pensou? Pense! Mude!

Se simplicidade e flexibilidade não foram suficientes para resolver o seu problema, chame também uma “amiga” muito chegada a ambas: a CRIATIVIDADE. Se você já tinha chamado a HUMILDADE (eu já tinha falado nela duas vezes!), mesmo que você não tenha criatividade suficiente para resolver seu problema, alguém que você conhece pode ter. Use de humildade e peça ajuda para resolver a questão. Afinal, você quer resolver o problema, ou quer resolver o problema sozinho(a)? Peça!

Neste ponto, você pode estar pensando que você não tem um problema só… (quem disse que você tem que resolver todos eles de uma só vez?). Ou também pode estar pensando que eu não dei nenhum exemplo prático… Nada disso importa! Escolha um único dos seus problemas (os meus podem ou não servir de exemplo para você), e aplique o método:

Simplifique!
Pense!
Mude!
Peça (ajuda)!

O que trás felicidade são resultados. Resultados financeiros são importantes, mas existem algumas áreas na vida que não tem preço. Está sem dinheiro? A hora de dar atenção a estas áreas é agora!

Espero que este texto tenha facilitado um pouco. Se desejar, deixe um comentário ou sugestão aí abaixo 👇.

One Comment so far:

  1. […] de completar lacunas, semelhante à antiga brincadeira da forca (se você não leu, pode clicar aqui). Uma amiga minha me surpreendeu: quando a resposta óbvia era “felicidade”, ela […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *