Dinheiro e Felicidade

Atitude Mental Positiva (AMP)

Home  >>  Meu dinheiro  >>  Atitude Mental Positiva (AMP)

Atitude Mental Positiva (AMP)

On novembro 14, 2016, Posted by , In Meu dinheiro, With No Comments

No texto de hoje, vou acrescentar algumas ideias ao post anterior (se você não leu pode clicar aqui), onde escrevi sobre ter uma atitude mental favorável à prosperidade. Hoje quero apresentar o conceito de Atitude Mental Positiva (AMP).

Tive meu primeiro contato com o conceito de AMP nas minhas primeiras leituras de Napoleon Hill (1883-1970), um dos mais bem sucedidos autores sobre desenvolvimento pessoal, e um dos meus favoritos (aproveito para fazer uma colocação: se você, assim como eu, considera que o preconceito surgido em torno do rótulo “auto-ajuda” presta um desserviço à humanidade, substitua seu uso por “desenvolvimento pessoal” – nunca ouvi ninguém ridicularizar esse tema, que remete à autoconfiança, auto-liderança, automotivação, sucesso e realização – se todas essas coisas soam positivas para você, você já começou a ter uma AMP).

Algumas pessoas desejam um status financeiro superior e as facilidades advindas da estabilidade que o dinheiro proporciona; não digo todas as pessoas, porque a grande maioria se entregou ao conformismo e se satisfaz com o nível econômico já alcançado.

Outra grande parcela da humanidade tem um desejo forte de enriquecer, mas desde que trilhando um caminho sem muitos obstáculos. Neste grupo, mesmo quem experimenta uma elevação econômica eventual terá dificuldades de sustentá-la; sua atitude mental é puramente otimista, e não positiva, em sua essência.

O caminho seguro e perene para as riquezas têm alguns marcos e a Atitude Mental Positiva (AMP) é o ponto de partida dessa jornada que conduz às riquezas materiais e imateriais.

A atitude verdadeiramente positiva parte da sinceridade de propósitos, do apreço pela humildade e da busca pela verdade. Todos esses elementos se somam numa humilde sabedoria, que reconhece o valor de todo conhecimento acumulado pela humanidade ao longo dos séculos, mas que compreende que este ainda não é suficientemente para previnir as guerras, a corrupção e a miséria causados pelo desequilíbrio na busca por mais riquezas.

Napoleon Hill foi extremamente feliz quando escreveu: “Todas as riquezas – sejam quais forem suas naturezas – começam como um estado de espírito.” (1). Todo o desafio para converter esse conceito em saldo bancário e felicidade abundante reside em ajustar nosso estado de espírito a padrões compatíveis com boas escolhas. Esse ajuste é feito por meio de uma Atitude Mental Positiva (AMP).

A atitude mental bem ajustada produz pensamentos, sentimentos e ações correspondentes aos nossos propósitos e objetivos dominantes. Com uma AMP é possível criar ambientes e roteiros para a prosperidade e a felicidade, possibilitando:

  • garimpar as riquezas que já estão disponíveis na natureza e nada nos custam;
  • fazer boas escolhas (semeadura), que resultarão em boa colheita (frutos);
  • harmonizar relacionamentos, em casa e no trabalho, criando um espírito de cooperação;
  • desenvolver saúde e vigor físico necessários para sustentar nossos esforços;
  • equilibrar trabalho e lazer, fruto e usofruto, aprendendo a trabalhar para viver e não viver para trabalhar;
  • dominar o medo com a necessária coragem; e
  • inspirar-se e inspirar outros.

Só interrompi a lista para poder encerrar o post, mas os benefícios de uma AMP são infinitos. Lembre-se que todas as riquezas têm raízes na AMP. Como está sua atitude mental hoje?

Se quiser falar sobre a Atitude Mental Positiva (AMP), dar sua opinião sobre o texto, ou sugerir temas para os próximos posts, faça seu comentário aí abaixo. 👇

(1) “A Chave Mestra das Riquezas”, de Napoleon Hill.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *